terça-feira, 11 de agosto de 2015

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Sean Moore

A ilustração abaixo, de Sean Moore, mostra Rom disparando seu Neutralizador, tendo ao fundo algumas imagens evanescidas como se fossem lembranças.


A imagem à esquerda de Rom é a face de Mentus, o Cavaleiro Espacial criado a partir do lado negro do Primeiro Diretor de Gálador. Mentus prendeu sua contraparte e transformou Terminator em uma cópia e Rom, que usou em um plano para dominar o planeta dos galadorianos e entregá-lo aos Espectros.

Rom #20 - Mentus incapacita Terminator
Mentus congelou os Cavaleiros Espaciais, mas Rom os libertou, na edição 25 de sua revista. Aí começamos a descobrir nomes e particularidades deles. Mas antes, disso, durante a Saga dos Cavaleiros Espaciais, publicada entre as edições 13 e 22 da revista Rom Spaceknight, descobrimos que Rom teve dois grandes parceiros, que são as imagens à direita da ilustração de Sean Morre: Starshine e Terminator.

Starshine, a primeira Cavaleira Espacial que conhecemos na série de Rom e cujo rosto, ao contrário de Rom, consegue expressar seus sentimentos. Ela não empunha uma arma, mas seus olhos podem disparar rajadas luminosas e revelar a verdadeira forma dos Espectros. Starshine também é uma teleportadora, capaz de mover várias pessoas para locais diferentes de uma só vez.

Rom #26 - Starshine
Não sabemos como era a forma humana de Starshine, mas sabemos que seu nome verdadeiro era Landra,como revelado em Rom #21, quando Terminator invadiu a câmara criogênica contendo as criptas dos Cavaleiros Espaciais.
A cripta de Starshine
Ao contrário dos demais Cavaleiros Espaciais, Terminator não tinha a possibilidade de voltar a ser humano e isso o atormentava constantemente. Ele não era galadoriano, mas o único sobrevivente do planeta Tahyri. Os Espectros lançaram uma praga mortal em seu planeta, exterminando toda a população. Ele foi salvo pelo galadorianos, que removeram as partes infectadas de seu corpo e colocaram o que restou dentro de uma armadura.

Rom #20 - Terminator

Um fato curioso. A primeira vez que o cavaleiro espacial Terminator apareceu em uma história em quadrinhos foi na edição 14 da revista Rom Spaceknight, em janeiro de 1981. Em 1984, o fisiculturista Arnold Schwarzenegger que já havia interpretado Conan, o Bárbaro, fez o papel de um andróide programado para exterminar humanos e que, por isso, se chamava Exterminador (Terminator, no original).
O Exterminador do Futuro (The Terminator - 1984)
É interessante que em algumas das ilustrações de Sal Buscema a pose de Terminator muito se assemelha ao andróide T-800, desprovido de sua pele. O jogo de luzes do filme também faz com que as cores do T-800 lembrem a armadura de Terminator.

Exterminador T-800
Outro fato curioso. No mesmo mês em que o cavaleiro espacial Terminator estreava nos quadrinhos, também estreava a primeira história do arco Dias de Um Futuro Esquecido, nas páginas de X-Men 141. Essa história, como o filme do Exterminador do Futuro, trata de um futuro apocalíptico onde robôs chamados Sentinelas dominaram o mundo e estão extinguindo os mutantes da Terra.

X-Men #141 - Dias de um Futuro Esquecido

Esse arco clássico, da dupla Chris Claremont e John Byrne, serviu de inspiração para o filme X-Men Dias de Um Futuro Esquecido, de 2014, que trocou a protagonista Kitty Pride por Wolverine e dotou a primeira dos poderes de Rachel Summers (filha de Scott Summers e Jean Grey), que não apareceu no filme.

X-Men Dias de Um Futuro Esquecido (2014)

Uma coisa puxa a outra, como sempre acontece nos artigos deste blog.

Palmas para Sean Moore!

2 comentários:

  1. Li a primeira história do Rom, numa revista da extinta RGE em 82.
    Lembro de uma história em que ele enfrenta o Valete de Copas.
    Eram bem escritas as histórias dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A extinta revista era a Almanaque Premiere Marvel. A história em que ele enfrenta o Valete de Copas foi publicada originalmente em Rom Spaceknight #12 e aqui no Brasil em O Incrível Hulk #9 da editora Abril.

      Excluir