quinta-feira, 28 de julho de 2011

Rom, o Cavaleiro do Espaço, e o Capitão América

No dia 29 de julho estreia, no Brasil, o filme Capitão América, o Primeiro Vingador. Legal, mas o que isso tem a ver com Rom? Vou explicar.

Veja a imagem abaixo. Ela mostra o Capitão América correndo em uma motocicleta. Até aí, nada de mais, porque o bandeiroso andou pilotando motos em diversas aventuras. Mas preste atenção no que ele diz.



O Capitão está perguntando a si mesmo se existe um alienígena causando morte e destruição ou tudo não passa de uma invenção da mídia. Ele conclui que o único modo de saber é juntar-se à busca. Que busca? A busca pelo alienígena que estava desintegrando pessoas em Nova Iorque. Essa história se passa na revista Rom #23 e o alienígena em questão é Rom!

Na verdade, o Cavaleiro Espacial havia banido Espectros disfarçados, mas tudo o que as pessoas viam eram um monte de cinzas onde antes havia um aparente ser humano. A polícia, o exército e até os super-heróis se juntaram para perseguir o tal "alien robô assassino". Entre eles, estava o Capitão América. Temos que reconhecer que não foi um bom começo.

Rom foi incompreendido e perseguido durante muito tempo. Até que começou a Guerra dos Espectros, onde a Terra quase foi convertida em um novo lar para os alienígenas transmorfos da Nebulosa Negra. Um dos momentos de clímax dessa saga foi a captura de Rom pelas Espectros fêmeas. E Rom era o único que podia ativar o Neoneutralizador, criado pelo mutante Forge. Parecia o fim, até que, de repente, nas páginas de Rom #65 (publicada no Brasil em Superalmanaque Marvel nº 1, da editora Abril), surge um exército de super-heróis, liderado por quem? Olha só:


Isso mesmo! O Capitão América trouxe todo mundo pra salvar o Rom! Atrás dele vieram os Vingadores, os Defensores, os X-Men, a Shield, Os Supersoldados Soviéticos, a Tropa Alfa e heróis de todas as partes do mundo, todos unidos contra os Espectros. Brandy Clark liberta seu amado usando o poder mais poderoso do universo depois da força de vontade. Livre, Rom deixa os heróis lutando contra os Espectos na Terra e vai para a órbita do planeta, onde ativa o Neoneutralizador. Isso retira os poderes dos Espectros e os deixa indefesos.

Depois, em Rom #66 (não publicada no Brasil), os heróis da Terra tem de decidir o destino das criaturas que espalharam morte e destruição pelo seu planeta. O que fazer com elas? Wolverine dá uma sugestão, mas Rom decide o destino final de seus maiores inimigos. Depois disso, Rick Jones, o maior coadjuvante da Marvel só tem uma coisa a dizer, como podeser conferido no quadro abaixo.


Isso mesmo. Rick agradece a Rom. E o Capitão América diz que toda a Terra é grata ao Cavaleiro do Espaço. Na imagem seguinte, podemos ver os heróis exaltando Rom, com o Sentinela da Liberdade em destaque à sua direita. Para alguém que travou uma guerra solitária de dois séculos e foi perseguido pelas pessoas que procurava proteger, nada mais justo.


Finalmente, todos se despedem. Mas o Capitão América não vai sem antes dizer algo, como mostra o quadro abaixo:


O Capitão América disse: "A Terra  nunca se esquecerá de você, Rom, Cavaleiro Espacial - onde quer que você vá! Adeus!"

Capitão América, já que você é um homem de palavra, porque não vai até a Hasbro e faz com que essa promessa se cumpra?

Já enviei cartas para Marvel, Hasbro e Disney suplicando o retorno de Rom. Na verdade, tudo depende da Hasbro, dona dos direitos. Pelo menos, não estou sozinho nisso. David do Blog for Rom Fans Taht Aren´t Dicks também escreveu para a Hasbro, como podem conferir aqui.

TRAGAM ROM DE VOLTA!

5 comentários:

  1. Muito bom o texto! Sim, tragam o ROM de volta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sorry amigo, i'm afraid Marvel will not bring back ROM spaceknight :(

      Excluir
  2. Meu heroi preferido, acompanhei toda a saga publicada na revista do Hulk, Super aventuras Marvel e depois na revista dos Xmen, mas me parece que nao teve final...Um heroi que lutou pelo mundo todo contra os spectros, inclusive na terra defendeu os humanos, teve um grande envolvimento com varios outros super herois reconhecidos, porem ninguém conhece sua saga e historia? Alguem pode compartilhar mais informações sobre o cavaleiro do espaço comigo? Agradeço muito pelo blog.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  3. Teve final, mas não foi publicado aqui no Brasil. Por falta de informações sobre ele, e risco de sua memória desaparecer, escrevi os seis volumes de Rom Biografia Não Autorizada.

    perse.doneit.com.br/Paginas/DetalhesLivro.aspx?ItemID=1717

    ResponderExcluir