terça-feira, 19 de julho de 2011

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Danijel Žeželj

A ilustração abaixo foi criada por Danijel Žeželj. Ele é croata e já teve trabalhos publicados em vários países da Europa, nos Estados Unidos, Brasil, Argentina e África do Sul. Daniel também trabalhou para as gigantes estadunidenses de quadrinhos de super-heróis, DC Comics e Marvel Comics.

Esse talentoso croata foi o primeiro artista de quadrinhos a ter uma exposição solo no museu Isabella Stewart Gardner, em Boston, Massachusetts (EUA). Ele tem uma editora em Zagreb, na Croácia, chamada Petikat.


Danijel apresenta Rom em uma cena inusitada: tocando guitarra em um palco. Algo impensável? Talvez não. Rom vem de uma civilização pacífica. Ele não era um soldado, mas um poeta. Ele não se lançou na guerra contra os Espectros almejando obter glória em batalha, mas tão somente para salvar seu planeta da destruição. A glória não estava na morte do inimigo, mas em dar a sua vida para salvar a de outros.

Com certeza Rom teria mais satisfação em visitar a Terra para mostrar sua poesia do que em empunhar um Neutralizador.

Será que um dia alcançaremos o nível de civilização dos galadorianos, que extirparam os males sociais e conseguiram harmonizar alta tecnologia com a preservação do meio ambiente? Será que poderemos viver em um mundo onde não nos preocupemos em massacrar e aniquilar, mas em declamar poesias e apreciar música?

Aliás, com relação a música, temos muitas personalidades que concordam com seu caráter elevado:

"A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia."
Beethoven

"Onde há música não pode haver maldade."
Miguel de Cervantes

"Sem a música, a vida seria um erro. "
Friedrich Nietzsche

"Música é constante renovação. Cada vez que alguém toca, traz ao mundo um novo som."
Daniel Barenboim
 
"Depois do silêncio, aquilo que mais aproximadamente exprime o inexprimível é a música. "
Aldous Huxley

"A música está em tudo. Do mundo sai um hino."
Victor Hugo 

"A música é o remédio da alma triste. "
Walter Haddon


O livro de Isaías, no capítulo 2, verso 4, diz o seguinte:

"E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear."

A ilustração de Danijel talvez complemente esse verso, sugerindo que os Neutralizadores serão convertidos em guitarras. Ou que o som produzido por fuzis e metralhadoras será substituído pelo dedilhar de cordas.

Palmas para Danijel Žeželj


Nenhum comentário:

Postar um comentário