segunda-feira, 18 de abril de 2011

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Simon Gane

A imagem abaixo, carregada em maio de 2009 no blog Spacenite 2, é de autoria do artista britânico Simon Gane. Gane é um grande fã de  música underground. e e essa influência fica clara em várias de suas obras.  Entre seus trabalhos de destaque estão a mini-série em quatro partes Paris, com roteiro de Andi Watson, Meet John Dark, Punk Strips, All Flee (roteiro de Gavin Burrows) e The Vinyl Underground (texto de Si Spencer), em dois volumes, onde dividiu a arte com Cameron Stewart.


A imagem acima mostra Rom, em sua forma humana, beijando a fronte de uma jovem. Pelas feições, deduzimos que é Ray-Na, o grande amor do primeiro guerreiro ciborgue de Gálador. Rom estava disposto a dar sua vida para que sua amada pudesse sobreviver, mas quando se tornou um guerreiro tinha a esperança de voltar a seus braços. 

Foi com profundo pesar que ele ouviu o pedido do Primeiro-Diretor de Gálador, de perseguir os Espectros até que nenhum deles pudesse ameaçar outra raça no universo. Era uma tarefa árdua, com final incerto. Talvez ele jamais retornasse para seu planeta. E talvez nunca mais visse sua amada.

Era de se esperar que Ray-Na implorasse para que Rom ficasse, para que não a abandonasse. Ela poderia dizer que seu coração já havia sofrido ao vê-lo partir para a batalha onde ele conduziu os galadorianos à vitória expulsando os Espectros. 

A jovem, de acordo com as próprias lembranças de Rom, tentou demovê-lo da ideia de tornar-se um ciborgue. Ela não queria perder seu amado. Nada mais natural do que agora, após ele ter cumprido seu dever salvando Gálador,  ela possa tê-lo novamente em seus braços (ou melhor, aconchegar-se neles).

Mas a atitude dela é totalmente inesperada. Ela diz a Rom que ele deve ir. O Cavaleiro do Espaço fica espantado e pergunta como ela pode aceitar isso se talvez eles jamais se vejam de novo. Embora aos prantos, a jovem responde que eles não podem viver o seu amor plenamente, sabendo que outros amantes estão sofrendo por causa dos Espectros. Ela então dá as costas, chorando, mostrando que ela está disposta a sacrificar seus desejos pessoais pela felicidade de outras pessoas. 

O que Ray-Na fez lembra o texto de I Coríntios 13. Nesse capítulo de sua carta, o apóstolo Paulo afirma que o amor "não busca os seus interesses". Segundo ele, o amor "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta". Veja que interessante, Ray-Na ama Rom, mas não busca seu próprio interesse. Ela cumpre o segundo mandamento cristão (Marcos 12:31), amando o seu próximo como a ela mesma. Quem é o próximo de Ray-Na? É aquele que precisa da ajuda de Rom. Ela não pode conviver com a consciência tranquila sabendo que existem pessoas que podem ser salvas por seu amado.

Ela sofre com sua partida, mas espera, acredita que eles ficarão juntos. Nas primeiras edições da revista Rom

O destino de Ray-Na, no entanto, surpreende aqueles que esperam por um final feliz entre ela e Rom. Na verdade, causa certo furor e revolta em quem simpatiza com ambos. Provoca um questionamento sobre a injustiça. Mas mesmo isso possui uma referência no cristianismo, o texto de Hebreus 11:39, "e todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa".

Ray-Na provou que seu amor era verdadeiro, pois ao dar sua vida pela de seu amado, ela lembrou que "ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos" (João 15:13). Ora, um namorado, noivo ou  marido é (ou deveria ser)  antes de tudo, um amigo.

"Nosso amor... nunca morrerá!"  - Ray-Na, despedindo-se de Rom

Palmas para Simon Gane, rei dos quadrinhos Punk, que nos fez lembrar o que é o amor!

Um comentário:

  1. Olá Flavio, eu só encontrei seu blog por acaso através do Google. i have a one year old ROM blog i think you would like a lot. Eu tenho um blog ROM um ano de idade eu acho que você gostaria muito. there's lots of original fan art here including my own. há muita arte original fã aqui incluindo a minha. i'm American but i've been to Brazil several times. Eu sou americano, mas eu fui ao Brasil várias vezes. my blog has translation software in the right hand column so you can see it in Portguesse. meu blog tem um software de tradução na coluna da direita, assim você pode vê-lo em Portguesse. also, you can click on the image below the flags to see my contribution the the 2010 Bill Mantlo fundraiser auction. Além disso, você pode clicar na imagem abaixo para ver as bandeiras a minha contribuição a leilão em 2010 Bill Mantlo fundraiser.
    http://romspaceknightart.blogspot.com/

    ResponderExcluir