sexta-feira, 15 de abril de 2011

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Guy Davis

A imagem abaixo foi criada por Guy Davis e adicionada ao blog Spacenite 2 em maio de 2009. Guy é um ilustrador de quadrinhos norte-americano, nascido em 1966. Ele ganhou um prêmio Eisner em 2009 na categoria melhor desenhista/arte-finalista. Alguns de seus trabalhos notáveis são B.P.R.D (Bureau for Paranormal Research and Defense), obra que trata sobre a organização da qual o herói-demônio Hellboy faz parte, e uma parte de Sandman Theatre Mistery (Sandman, Teatro do Mistério). Esses dois livros foram publicados no Brasil, o primeiro pela Mythos Editora e o segundo pela Tudo em Quadrinhos. Guy ilustrou várias histórias de Hellboy, personagem que foi vivido nas telas do cinema por Ron Perlman.


A cena acima mostra Rom em uma batalha com naves espaciais, disparando seu Neutralizador contra o inimigo. Vemos um astronauta à direita, flutuando, talvez desmaiado ou até morto. 

Essa cena é interessante, pois evoca as histórias que falam sobre as batalhas que os Cavaleiros Espaciais tiveram de travar contra frotas de seus inimigos, os Espectros. A saga de Rom faz referência a pelo menos duas dessas batalhas. A primeira, lembrada várias vezes durante a série, é a Batalha de Gálador, onde os Cavaleiros Espaciais enfrentaram os Espectros pela primeira vez. Contando apenas com seus poderes, eles derrotaram um adversário muito mais numeroso e a princípio muito mais equipado.

Foi nessa primeira batalha que Rom derrotou uma das criaturas conhecidas como Asas da Morte, tornando-se uma lenda tanto para os Cavaleiros do Espaço como para os Espectros. Também foi nessa batalha que o Cavaleiro Incandescente (Firefall), o melhor amigo de Rom, desapareceu.

A segunda batalha espacial da qual vemos detalhes, é quando Rom, Starshine e Terminator enfrentam naves espectrais antes de descobrir alienígenas contaminados por uma doença mortal. É nesse momento que Terminator toma uma atitude que causa revolta em Starshine.

A saga de Rom descreve outras lutas no Espaço, mas não podemos chamar essas de batalhas, pois ele as terminou rapidamente. Foi o caso de seu enfrentamento com Nova, da luta contra os exilados do planeta de Automata e do ataque ao homem que roubou a armadura de Pulsar.

As outras grandes batalhas nas quais Rom esteve envolvido, e de que travamos conhecimento, ocorreram na superfície de planetas.

A batalha de Gálador é citada nos números 1, 4, 51 e 64 da revista Rom, todos esses publicados no Brasil nas revistas Marvel Premiere da RGE e O Incrível Hulk da editora Abril.

Como seria fantástico assistir a batalha de mil Cavaleiros Espaciais contra milhares de naves dos Espectros, no interior da Gálaxia Dourada. Vamos lembrar que ao contrário dos Jedis, os Cavaleiros do Espaço não dispunham de naves. Eram soldados de infantaria contra veículos de combate. Tudo bem que o Mace Windu destruiu sozinho uma máquina gigante dirigida por dróides, mas isso era exceção.

Talvez um dia, a Hasbro decida fazer algo com Rom além de ficar renovando os direitos sobre a marca...

Palmas para Guy Davis, por lembrar das épicas batalhas espaciais travadas por Rom, o Cavaleiro do Espaço!





Nenhum comentário:

Postar um comentário