segunda-feira, 28 de março de 2011

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Sal Buscema

A primeira imagem do blog Spacenite 2 de que vamos falar é de 11 de maio de 2009, e foi enviada às 12h00 desse dia.

É a figura abaixo, com um selinho da comic book store Floating World Comics. Ela foi feita por Sal Buscema. Por acaso, Sal Buscema é o artista que ilustrou 57 das 75 edições da revista Rom Spaceknight, ou seja 76% das histórias de Rom. Ele ainda desenhou uma das quatro edições anuais de Rom.



Silvio "Sal" Buscema nasceu em 26 de janeiro de 1936. Seis dias antes, na Inglaterra, morria o rei George V, que foi sucedido por seu filho Eduardo VII. Eduardo ficaria apenas 325 dias no trono, pois abdicaria para se casar com a norte-americana Wallis Simpson.

Sal era o irmão mais novo do artista John Buscema, conhecido como o 'Michelângelo dos Quadrinhos'. Sal começou a trabalhar na Marvel Comics em 1968, quando seu irmão já era freelancer da editora.

Os trabalhos mais conhecidos de Sal na Marvel foram nas revistas do Capitão América, Defensores, Incrível Hulk e em Marvel Team-Up e Spectacular Spider-Man. Os dois últimos títulos eram do Homem-Aranha, sendo que o primeiro era uma revista onde o aracnídeo sempre aparecia com outros personagens da editora.

A mais recente republicação de um trabalho de Sal Buscema no Brasil ocorreu no encadernado Os Maiores Clássicos dos Vingadores volume 4, da editora Panini, que reúne a saga Vingadores versus Defensores.

Mas uma de suas obras menos conhecidas hoje foi a ilustração da maior parte da saga do maior de todos os Cavaleiros do Espaço. Conhecido por sua arte expressiva, com grande habilidade para estampar sentimentos na face de suas criações, Sal conseguiu a façanha de passar toda a angústia de um ser castigado pela perda e preso em uma prisão sem muros sem ter um rosto para retratar.

O auge do trabalho de Sal em Rom ocorreu quando Joe Sinnott finalizava sua arte. A armadura do Cavaleiro do Espaço brilhava nessa fase, assim como a do Homem de Ferro quando Bob Layton finalizava o traço de John Romita Jr.

É claro que numa história em quadrinhos uma arte atraente é extremamente importante. Mas só desenho não basta, é preciso um bom roteiro, senão a história vira apenas um portfolio. E no caso da revista Rom, Sal teve durante todas as edições o roteiro de Bill Mantlo, grande especialista em ficção científica.

E é assim que o Rom de Sal Buscema retorna em um tributo ao seu parceiro na Marvel, com quem também trabalhou na revista Incrível Hulk. Inclusive ilustrando o encontro do Gigante Verde com o líder dos Cavaleiros do Espaço.

 Sal Buscema

A cada dia, um comentário sobre um artista diferente que ilustrou Rom em Spacenite 2!

Um comentário:

  1. hola amigo, novo ROM blog spot im espanol.
    http://romspaceknightart.blogspot.com/

    David

    ResponderExcluir