domingo, 1 de março de 2015

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Chris Fink

A imagem abaixo traz algumas miniaturas de Cavaleiros do Espaço, feitas pelo artista Chris Fink.


Ao criar a arte acima, ele deve ter se inspirado em seu portifolio para games, que vemos logo abaixo:


Vamos conhecer os Cavaleiros representados por Chris. Os Cavaleiros de verdade, que apareceram na série Rom Spaceknight, porque em sua arte Chris introduziu alguns satirizando elementos da cultura estadunidense.

A primeira figura representada por Chris é o maior de todos os Cavaleiros do Espaço, Rom. A miniatura de Chris contém os elementos essenciais da armadura de Rom.




Os olhos vermelhos piscando mostram que Chris inspirou-se na versão de Rom de Sal Buscema, exibida logo abaixo. Sal Buscema desenhava Rom de forma imponente, e na fase em que Joe Sinott arte-finaliza as históras, a armadura de Rom brilhava.

Rom por Sal Buscema

A segunda figura representada por Chris é Starshine, e ele esclarece na legenda que trata-se da segunda Starshine, Brandy Clark. Na miniatura ela aparece com uma face triste, o que nos remete ao massacre de Clairton pelos Espectros, onde seu ex-namorado, Steve Jackson, e seus pais, foram mortos pelos alienígenas da Nebulosa Negra. Nessa ocasião, Brandy usava a armadura da Starshine original.
Ao contrário de Rom, a face do elmo de Starshine tinha expressão, mostrando quando ela estava triste ou furiosa, como na ocasião abaixo, quando Rom é atingido por um míssel disparado por Brynocki, o servo robô de Mordillo, um adversário de Shang Chi, o Mestre do Kung Fu.

Starshine II, por Sal Buscema
A Starhine original, Landra, era apaixonada por Rom. Por ciúmes de Brandy Clark, Landra acabou sendo morta pelos Espectros, ao salvar Rom de uma armadilha preparada para a terráquea.

Mas Starshine não foi o primeiro membro dos Cavaleiros Espaciais a aparecer na série de Rom de forma destacada. Karas, o Incandescente, apareceu na edição 4 da revista Rom Spaceknight. Na verdade, a sua armadura apareceu na edição 3, mas usada por Archie Stryker, um ladrão aliciado pelos Espectros para destruir Rom.
 Karas era o melhor amigo de Rom e salvou-o em uma ocasião de morrer afogado. Na Batalha de Gálador, Karas imprudentemente avançou sozinho contra os Espectros, e foi capturado por eles. Os Espectros usaram sua tecnologia para abrir a armadura. Para não morrer, Karas usou seus poderes para transportar seu espírito para o Limbo.

Incandescente (Firefall) por Sal Buscema
A edição 13 da revista Rom Spaceknight deu início ao arco A Saga dos Cavaleiros do Espaço. Nela ficamos sabendo que durante um curto período de tempo Rom fez trio com Starshine e com um implacável ciborgue chamado Terminator.

Terminator não era galadoriano. Ele foi o único sobrevivente de um planeta infectado por uma praga mortal pelos Espectros. Para salvá-lo, os cientistas de Gálador removeram os órgãos infectados e confinaram o resto dentro de uma armadura, transformando-o em um ciborgue para sempre. Sem possibilidade de voltar a ser humano, Terminator tornou-se amargurado e em um momento de fúria matou o rei do planeta Thuyria, em cuja corte os Espectros haviam se infiltrado. Julgado pelo Primeiro Diretor de Gálador, ele foi condenado à morte pelas chamas, mas foi salvo pelo vilão Mentus.

Terminator, por Sal Buscema

Mentus controlou a mente de Terminator e usou-o para roubar a humanidade de Rom e tomar o poder em Gálador, aprisionando os demais Cavaleiros Espaciais. Mas Rom conseguiu libertar seus companheiros. E assim, na edição 25 da revista Rom Spaceknight, conhecemos outros Cavaleiros, como Javelin, cujo nome vem da lança que empunha.
Na verdade, sua lança nem tinha ponta, parecia e era usada mais como um bô ninja, como o da tartaruga  Donatello. A lança de Javelin também disparava raios (aí ela era uma lança mesmo, porque lançava raios...).

Javelin, por Sal Buscema
 
Javelin enfrentou Terrax, o arauto mais problemático que Galactus já teve.

O machado cósmico de Terrax não é páreo para a lança de plandanium de Javelin

Outro Cavaleiro Espacial que conhecemos durante a tentativa de Galactus devorar Gálador foi Hammerhand.

Hammerhand, como seu nome sugere, tinha mãos enormes e muito fortes. Ele também enfrentou Terrax e conseguiu derrubá-lo.


Terrax é golpeado por Hammerhand no traço de Sal Buscema

Javelin e Hammerhand avançaram contra Terrax após este derrubar a Cavaleira Espacial conhecida como Rainbow.

Rainbow tinha o poder de manipular emoções lançando um raio com os vários espectros de cores, como se fosse um arco-íris (daí seu nome).

Rainbow, por Sal Buscema
Embora durante a trilogia de Galactus na série Rom tenham aparecido muitos Cavaleiros Espaciais, ficamos sabendo o nome de poucos. Rom ainda cita os nomes de Astra e Screamer, mas não indica claramente quem ele são eles. Tudo leva a crer que são os Cavaleiros verde e vermelho, que acompanham Rom até o Mundo dos Espectros com Galactus, mas quem é quem, é um mistério.

Astra e Screamer... que é o verde e quem é o vermelho?
Na segunda edição anual de Rom, somos apresentados a mais alguns Cavaleiros do Espaço, que estranhamente não aparecem durante a invasão de Galactus à Gálador. Eles fazem parte de um esquadrão especial reunido para resgatar Rom do Mundo dos Espectros. São seis Cavaleiros. Seus nomes verdadeiros e suas alcunhas de guerreiros são: Unam, Unseen; Raak, Breaker, Vola, Trapper; Plor, Pulsar; Skera, Scanner e Tarm, Seeker. Chris Fink, no entanto, só ilustra cinco, talvez deixando Unam de fora propositalmente.
Unam, o que não pode ser visto
O Esquadrão de Cavaleiros Espaciais, por Sal Buscema
Unam era um dos mais fracos Cavaleiros Espaciais. Ele tinha apenas o poder de ficar invisível e agia como espião e sabotador. Quando os Espectros perderam sua magia, ele usou seu poder para se fazer passar por uma divindade e escravizou os Espectros que ficaram presos em um planeta.

Raak tinha o poder de lançar devastadoras rajadas térmicas. Quando os Espectros perderam sua magia, ele se aliou a alguns deles para dominar um planeta. Após matar Unam, foi banido por Rom para o Limbo.

Vola tinha o poder de criar redes energéticas e era amante de Pulsar, que lançava esferas energéticas. Pulsar foi morto pelos Shi'ar e Vola foi morta pela segunda geração de Cavaleiros Espaciais.
Skera era capaz de analisar a probabilidade eventos futuros e podia interligar-se a sistemas de comunicação eletrônicos. Era irmã de Tarm, que podia assumir uma forma de pássaro e lançar mísseis. Ambos foram mortos  pela segunda geração de Cavaleiros Espaciais.

Raak não foi o primeiro caso de um Cavaleiro Espacial que traiu seus companheiros. Em uma se suas missões, Rom caiu em uma armadilha de Gloriole, o Cavaleiro Espacial cientista.
Gloriole no traço de Grant e LaRocque
Gloriole arrependeu-se quando soube que os Espectros iriam dissecar Rom e libertou o companheiro. Imediatamente foi morto pelos Espectros.

Todos os Cavaleiros Espaciais que traíram o código de honra do grupo morreram. Alguns redimiram-se antes, como Starshine I (Landra), Unam e Gloriole. Mas a traição sem arrependimento de Raak só seria superada pelo genocídio promovido pela segunda geração de Cavaleiros do Espaço.

Quando Brandy Clark, agora sem a armadura de Starshine, chegou ao planeta Gálador, no lugar de um paraíso ela encontrou um mundo arrasado. Em vez de ser recebida por um povo pacífico e culto, ela foi atacada pelo Cavaleiro Lightningbolt.


A cena da agressiva recepção é representada na capa de Rom Spaceknight #73.

Lightningbolt ataca Brandy, no traço de Romita Sr e Milgrom
A segunda geração de Cavaleiros do Espaço era composta de ciborgues menos humanos do que os primeiros, tanto na aparência quanto na personalidade. Eles se sentiram superiores aos seus irmãos humanos e decidiram que deviam dar as ordens. Uma guerra civil começou em Gálador, com os humanos em total desvantagem. Em pouco tempo, havia poucos sobreviventes. E após a chegada de Brandy, esses sobreviventes foram cercados por uma tropa liderada pelo pelo maligno Heatwave.
Heatwave no traço de John Byrne e Steve Ditko
Heatwave destruiu a câmara criogênica que guardava os restos humanos da primeira e segunda geração de Cavaleiros Espaciais. A segunda geração não pretendia voltar a ser humana, pois considerava a humanidade uma fraqueza. Além disso, Heatwave matou os últimos galadorianos humanos, pondo fim a uma civilização.

Mas esse não era o plano do líder supremo da segunda geração de Cavaleiros do Espaço, Dominor. Ele queria voltar a ser humano e iniciar uma nova civilização baseada nos seus genes.

Rom encontra Dominor, no traço de John Byrne e Steve Ditko

Mas os planos de Dominor foram frustrados, pois seus seguidores, na tentativa de destruir o planeta, terminaram apenas destruindo o palácio do tirano e seus restos humanos, escondidos abaixo do trono. Sem possibilidade de voltar a ser humano, Dominor tira a própria vida.

Quantas referências em uma só ilustração!

 Palmas para Chris Fink!

Chris Fink

2 comentários:

  1. Muito bacana o desenho das miniaturas, melhor ainda a explicação dos personagens! Alguns eu não conhecia!

    Abraços!!

    ResponderExcluir