sexta-feira, 13 de março de 2015

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Tom Scioli

A ilustração abaixo, do artista estadunidense Tom Scioli, parece não ter nada de especial, a princípio. Mas tem. Um dos dons dos artistas é preencher uma obra de significados com pequenos detalhes.


Tom é conhecido por ter um estilo parecido com Jack Kirby. Mas em sua ilustração de Rom, o Cavaleiro do Espaço, Tom imitou o estilo de Steve Ditko, que assumiu a arte do maior guerreiro galadoriano a partir da quinquagésima nova edição de sua série em quadrinhos.

A arte de Ditko é menos realista que a de Sal Buscema. Buscema desenhava um Rom imponente, com olhos brilhando, enquanto Ditko deixou o ciborgue mais flexível em seus movimentos e tirou o brilho dos olhos. Buscema era expressionista, os sentimentos eram mostrados com intensidade pelos personagens, com mais evidência para o medo e a raiva. Ditko era mais reflexivo, os elementos gráficos de suas cenas apoiavam mais a expressão de idéias, com menos preocupação para o realismo.

Na ilustração de Tom, vemos Rom no espaço, próximo a órbita de um planeta. Com 200 anos de perseguição aos Espectros, Rom deve ter viajado bastante. Mas embora ele seja um guerreiro espacial, a maior parte de sua saga se passa no planeta Terra. Excetuando-se o rápido retorno à Gálador, com o auxílio de Prime Thoran de Xandar, e duas visitas ao Mundo dos Espectros, sabemos muito pouco das aventuras de Rom em outros planetas.

Isso muda a partir da edição 66 da revista Rom Spaceknight, quando Rom deixa a Terra após derrotar definitivamente os Espectros. A revista termina com Rom no Espaço, entre os astros, dizendo "Outros planetas, estrelas distantes, a enormidade dos becos da eternidade! Ainda na infinitude sem fim do espaço haverá um lar para ROM -- O MAIOR DOS CAVALEIROS DOS ESPAÇO?"

 
Rom Spaceknight #66 - Rom deixa a Terra após derrotar os Espectros
A série de Rom poderia terminar na edição 66, sem problemas. Seria um fim glorioso. Ele havia salvado o planeta que o perseguiu e depois acolheu, unindo todos os super-heróis em uma grande batalha.

Mas, não se sabe exatamente por que, a série se prolongou até a edição 75, contando o retorno de Rom a seu planeta, Gálador. Rom havia se despedido de Brandy Clark, seu amor na Terra, para que ela formasse uma nova família com Rick Jones, que havia contraído câncer por sua simbiose com o Capitão Marvel e a menina Cindy Adams, que teve os pais mortos por Espectros. Isso deveria ter encerrado os laços entre ambos.

Mas ocorre a intervenção inesperada de Beyonder, que cura Rick Jones do câncer, traz os pais de Cindy Adams de volta à vida e envia Brandy Clark para Gálador.

Ela chega ao planeta de seu amado antes dele, que ainda o está procurando. Antes que se encontrem, Rom perde três de seus companheiros, Cavaleiros Espaciais. Depois, ele perde mais três. Todos eram do Esquadrão dos Cavaleiros do Espaço, um grupo de elite dos primeiro defensores ciborgues de Gálador.

Aqui no Brasil, a saga de Rom se encerrou mesmo antes de sua partida da Terra, no primeiro número do Superalmanaque Marvel da editora Abril. A triste despedida de um ciborgue condenado a nunca mais recuperar sua humanidade não chegou a ser publicada em terras brasileiras.

Fonte: Guia dos Quadrinhos


Palmas para Tom Scioli!

Tom Scioli


Nenhum comentário:

Postar um comentário