domingo, 17 de agosto de 2014

Bill Mantlo recebe os créditos em Guardiões da Galáxia

Tive uma feliz surpresa quando, esperando pela cena pós-créditos de Guardiões da Galáxia, pude ver o nome do co-criador de Rocket Raccoon, Bill Mantlo, que também foi o roteirista da série Rom, o Cavaleiro do Espaço.

Bill Mantlo nos créditos de Guardiões da Galáxia
Em fevereiro deste ano, o site Bleeding Cool publicou um depoimento de Michael Mantlo, irmão de Bill, no qual ele contestou as acusações do público de que a Marvel estava lucrando com as criações de Bill enquanto ele jaz esquecido em uma clínica em tratamento permanente devido ao atropelamento que causou danos irreversíveis ao seu cérebro. Michael disse o seguinte:

"Gente, gente, gente ... ..por favor, chega de ódio da Marvel. A Marvel tem compensado, está compensando, e continuará a compensar Bill no futuro por qualquer coisa a qual ele tenha direito a uma indenização. Por favor,  pessoal, não espalhem rumores falsos ou maliciosos. O relacionamento de Bill com a Marvel é excelente, e eu desejo que ele continue a ser assim. E todas os falsos ou exagerados "fatos" que estão sendo lançados ao por aí sobre o acidente (ele não estava em coma por "anos", e a família não caiu em ruína financeira ou indigência, entre outros "fatos" errados). Sim, Bill foi vítima de um acidente horrível e trágico. Mas explodir tudo de forma desproporcional não faz ninguém bom. Vocês (todos vocês) têm sido uma dádiva de Deus para Bill  nestes últimos 22 anos, mantendo seu nome e reputação vivos, e por continuar a defender a minha causa de ajudá-lo a melhorar sua qualidade de vida de qualquer maneira que eu puder, e agradeço a TODOS vocêsinceramente por isso. Por favor, vamos tentar transmitir um pouco de energia positiva para o futuro, de modo que Bill Mantlo reinará para sempre!"

Michael também informou que mesmo com a ajuda da Marvel, os cuidados com seu irmão geram muitas despesas, por isso eles sempre estão pedindo donativos. O sistema de saúde dos Estados Unidos não é como o SUS no Brasil, que, embora tenha seus problemas, pode ser usado de forma ilimitada. Na terra do Tio Sam, depois de consumir o seguro-saúde, você está por sua conta. Michael sustenta o irmão com os recursos que consegue arrecadar. O governo não faz absolutamente nada. É nessas horas que a gente descobre que o Estado brasileiro na verdade é uma mãe. Claro, uma mãe que tem de sustentar quase duzentos milhões de filhos não pode dar uma vida confortável pra todos.

O criador de Rocket Raccoon não poderia em vida perder o privilégio de ver sua criação materializada. Como Bill não pode ir ao cinema, a Marvel realizou uma sessão exclusiva de Guardiões da Galáxia para ele, na clínica onde está internado.

Bill e Michael Mantlo
E Bill ganhou um Rocket Raccoon de pelúcia.

A criação e o criador: Rocket e Bill Mantlo
Falando em presentes, veja a camiseta que ele ganhou, com o personagem para o qual escreveu histórias por quase 8 anos: ROM.

Bill Mantlo segurando um Rocket sobre uma camiseta de Rom
Talvez por causa de Bill, o nome de Jim Starlin também tenha aparecido nos créditos. Bill e Jim são responsáveis por uma vasta coleção de histórias com tema espacial, e que certamente irão alimentar os roteiros dos próximos filmes da Marvel.

Jim Starlin e a Manopla do Infinito
Seria ótimo que a Hasbro se sensibilizasse com o sucesso do universo espacial da Marvel no cinema e liberasse Rom para fazer parte dele. Certamente teria mais possibilidades de lucro do que se limitar a vender pelúcias para colecionadores.

Palmas para Bill Mantlo e Jim Starlin!









Nenhum comentário:

Postar um comentário