quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Rom Biografia Não Autorizada. Volume VI - O Fim

Todo começo tem um fim... 

Depois de 200 anos combatendo os Espectros pelos confins do universo, Rom, o Cavaleiro do Espaço, parte para sua jornada final, de volta ao planeta Gálador. Mas nada é fácil na vida do maior de todos os Cavaleiros Espaciais.

Após derrotar os Espectros na Terra, Rom inicia uma viagem em busca de seu planeta natal, movido de sua posição original por Galactus. Nessa viagem ele irá visitar vários mundos e raças alienígenas e reencontrará velhos companheiros... o que nem sempre se traduzirá em algo bom.

Bill Mantlo faz da fase final da saga de Rom a mais reflexiva da série, com discussões profundas sobre temas diversos como felicidade, egoísmo, tolerância, sobrevivência, covardia, ambição, vingança, hipocrisia, medo e desprezo. 

Esta é primeira parte do volume VI de Rom Biografia Não Autorizada, intitulado como O Fim.

Rom Biografia Não Autorizada. Volume VI - O Fim
Essa fase ainda conta com participações especiais de Ego, o planeta vivo, da Guarda Imperial Shi'ar e do Beyonder. Para quem achava que a história de Rom acabava com a derrota dos Espectros, esse volume traz quase que exclusivamente histórias que ainda são inéditas no Brasil, incluindo os anuais de Rom, dos quais somente um foi publicado aqui.

O Volume VI ainda conta com capítulos especiais, que vão desde histórias dos Espectros, até a discussão sobre o mito do herói, passando pelas obras que influenciaram Rom e as que tiveram influências dele, pelas aparições de Rom na televisão e por uma curiosa similaridade entre a história (real) de Rom e a farsa do Sentinela.

Sem  contar a emocionante conclusão. Não a conclusão da série do Rom, mas da hexalogia Rom Biografia Não Autorizada. Você não pode perder.

O livro está disponível no PerSe, assim como os volumes anteriores:

  1. A Criatura do Espaço
  2. O Amor e a Perda
  3. O Devorador e a Vampira
  4. O Príncipe e o Guerreiro
  5. A Guerra
  6. O Fim
Ego, o planeta vivo, no traço de John Byrne

Guarda Imperial Shi'ar, no traço de Dave Cockrum
Beyonder, no traço de John Byrne

2 comentários:

  1. A Guerra dos Espectros foi umas das primeiras sagas da Marvel (crossover) que acompanhei quando comecei a colecionar quadrinhos no final da década de 1980.
    Se eu não me engano, saiu pela editora Abril num Superalmanaque Marvel.
    Eu gostava do Rom e de suas estória e não sabia que ele era da Hasbro.
    Parabéns pelo blog e pelo excelente trabalho de pesquisa e resgate histórico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Brasil a última aparição de Rom foi no primeiro número do Superalmanaque Marvel, mas lá fora ele continuou sendo publicado até voltar a seu planeta. O interessante é que a sociedade de Rom foi uma precursora da cultura livre, porque no primeiro número ele relata a Brandy Clark que seu povo criou uma frota para viajar pelo espaço compartilhando seu conhecimento com outras civilizações até encontrarem alguns carinhas que não queriam compartilhar nada. Aí nasceram os cavaleiros do espaço.

      Excluir