segunda-feira, 14 de maio de 2012

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por David Velásquez

A imagem abaixo foi carregada no blog Spacenite 2 em 19 de dezembro de 2010, e é de autoria do artista David Velásquez. Esse jovem artista colombiano, nascido no dia internacional da mulher em 1982, criou uma ilustração peculiar para o maior de todos os Cavaleiros do Espaço.


Nesta imagem vemos Rom cercado por vários robôs. Devemos lembrar que Rom não é um robô, mas um ciborgue. Ele é parte máquina. Mas o curioso desta cena é que existem pelo menos duas referências a  robôs famosos da ficção.

Maria
À esquerda de Rom vemos um robô parecido com  a androide Maria do filme Metropolis de Fritz Lang (1927).

Robbie

À direita de Rom, no canto, vemos um robô parecido com Robbie, do filme O Planeta Proibido (Forbidden Planet, 1956), inspirado na peça A Tempestade, de Shakespeare. 

Perceba que todos na cena tem olhos (ou sensores ópticos) vermelhos. Na verdade, a maioria tem uma série de luzes vermelhas em seu corpo. Isso é uma referência a uma característica marcante de Rom. Seu elmo não deixava transparecer nenhuma emoção. A única referência que tínhamos era o brilho de seus olhos. E observe que na figura, Rom é o único cujos olhos parecem arder em chamas, indicando que, ao contrário dos demais seres a sua volta, ele tem vida.

Rom Spaceknight #65
Na edição 65 da série original de Rom, existe um questionamento sobre a natureza do maior de todos os Cavaleiros Espaciais. Ele se vê no meio de uma guerra entre homens e robôs, em uma história que curiosamente lembra o enredo de Matrix. Para os humanos, Rom é um robô. Para os robôs, Rom é humano. É uma história extremamente interessante, por falar de diferenças e tocar em um assunto atualizadíssimo: os conflitos em que ambas as partes reivindicam todo o direito sobre algo, excluindo a outra.

Pela primeira vez desde o início deste blog, não obtive uma foto do ilustrador. Tenho somente a página de David Velasquez.

Isso foi frustrante. Mas como prêmio de consolação, encontrei uma imagem muito legal reunindo vários robôs famosos do cinema e da televisão no site androidguys.com, e que faz um trocadilho com a série Where´s Wally? (Onde está Wally?)

Fonte: androidguys.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário