A ilustração psicodélica abaixo é de autoria de Michael Deforge. Ela mostra o Maior de Todos os Cavaleiros Espaciais com uma armadura bem colorida em um cartaz que parece uma propaganda norte-americana dos anos 70 com inspiração hippie. Rom foi criado no final da década de 70 do século XX. A cultura hippie, embora em sua fase de decadência nessa época, deixou um legado para a sociedade norte-americana.
A sociedade galadoriana nas memórias de Rom e na série "A Saga dos Cavaleiros Espaciais" parece ser a concretização do ideal hippie. Os galadorianos vivem em uma sociedade pacífica, em harmonia com a natureza apesar do seu alto desenvolvimento tecnológico.
Em Rom #04, quando Rom lembra-se do episódio em que seu amigo Karas salvou-lhe a vida, não há um vestígio de tecnologia nos quadros. A cena, na verdade, sugere um momento de contato com a natureza em total simplicidade.
Rom #4 - Karas salva Rom |
Em visão primitiva é contraposta em Rom #25 pelas imagens de uma civilização altamente desenvolvida, que atingiu o ápice de sua evolução política, social e econômica. A arquitetura das construções galadorianas tem uma clara inspiração oriental, o que evoca a glória das civilizações do médio e extremo oriente.
Rom #25 - Rom caminha para a Sala da Ciência em Gálador |
Em Rom #73, quando Brandy Clark é materializada em Gálador por Beyonder, ela contempla imediatamente uma visão de paraíso.
Rom #73 - Brandy em Gálador |
A concepção de Gálador como um paraíso, à semelhança do Jardim do Èden, é reforçada pelas imagens da Elite de Anjos, a guarda especial do planeta, que protegia a Sala da Ciência.
Rom #73 - Gálador imaginada por Brandy com base nas palavras de Rom |
Infelizmente, assim como John Lennon disse "o sonho acabou, vamos encarar a realidade" para expressar o fim dos Beatles, e de certa forma, da queda da popularidade do movimento hippie, o próprio Rom teve de encarar o fim do sonho de retornar a um paraíso ao se teleportar para um Gálador em ruínas, devastado por uma geração de cavaleiros espaciais egoístas e cruéis.
Rom seguramente é um personagem que encerra em seu modo de agir a filosofia de paz e amor do movimento hippie.
Palmas para Michael Deforge!
Michael Deforge |
hey amigo, here's something from a fellow Brazillian on Bill Mantlo and The Hulk i think you will enjoy https://www.youtube.com/watch?v=8f5h5_jY9Mk
ResponderExcluir