Jason enquadrou o elmo de Rom, tomando como referência a caracterização de Steve Ditko, que desenhava os olhos do cavaleiro galadoriano como dois grandes círculos vermelhos. Sal Buscema, o ilustrador da maior parte da série, fazia os olhos brilharem (intensamente nas primeiras edições).
Confira abaixo a diferença de caracterização dos olhos de Rom, pelos artistas responsáveis pela maior parte das ilustrações da série Rom Spaceknight:
Rom, arte de Sal Buscema |
Rom, arte de Steve Ditko |
O Rom de Buscema tinha movimentos mais robóticos, enquanto o de Ditko possuía mais desenvoltura. Comparando cenas de ação das histórias ilustradas por Buscema com o filme Robocop de 1987, podemos perceber a semelhança. Aliás, segundo o site Rom Spacenight Revisited, há referências a Rom no filme, uma pista de que o policial do futuro teve algumas ideias emprestadas do cavaleiro do espaço.
Em 2014 estreia o remake de Robocop, com um policial ciborgue mais flexível, similar ao Rom de Steve Ditko. Embora as histórias de Ditko se concentrem mais em reflexões e críticas, por abrangerem o período de retorno de Rom à Gálador, ele teve a oportunidade de ilustrar um combate entre o maior dos Cavaleiros do Espaço e o Gladiador, membro peso-pesado da Guarda Imperial Shi'ar.
Lembramos que Gladiador já deu trabalho para os X-Men e para o Quarteto Fantástico, sendo derrotado com muita dificuldade. Esse encontro, que mostra que Rom é páreo para o campeão de Shi'ar foi publicada no último anual de Rom, cuja capa foi feita por Bob Layton, o artista que junto com John Romita Jr e David Michelinie foram responsáveis por uma das melhores fases do Homem de Ferro. Veja abaixo a capa da 4ª edição anual de Rom:
O Gladiador parecia o Superman dos Shi'ar, tanto que John Byrne, reformulador do Homem de Aço nos anos 80, ressaltou isso quando ilustrou o combate entre o guarda imperial e o Quarteto Fantástico. E deixou isso bem claro, como mostra a comparação feita entre o Gladiador e o Superman de Byrne, pelo site www.cosmicteams.com.
Palmas para Jason Fischer, que de um cubo tanta coisa faz sair!
Jason "JFish" Fischer |
Que matéria legal cara, e parabéns pelo blog. Rom é um personagem que eu adorava na infância a agora resolvi reler, tanto pra reviver aquele universo muito estiloso quanto para escrever algo para o meu blog tb, o positroniko.com.
ResponderExcluirAinda terei muito o que comentar aqui, já que acabei de achar o blog e naõ deu tempo de ler muitos post ainda :)
nao gusto de steve ditko para ROM. Sal Buscema muito muito muito superior!
ResponderExcluir