terça-feira, 23 de abril de 2013

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Jon Wilcox

Este é um dos posts mais esperados por mim. A ilustração abaixo é de autoria de Jonathan Wilcox, um artista originário da cidade de Detroit, nos Estados Unidos. Ela foi carregada no blog Spacenite 2 em 20 de dezembro de 2010 e é uma piada sobre os equipamentos que Rom utiliza.

A história é a seguinte: um francês encontra Rom na rua. Não sabemos onde, só sabemos que o rapaz é francês por causa do estereótipo. Ele diz: "ROM?! Eu não posso crer que você está aqui! Eu gosto tanto de... falar... " (o balão do Rom tapa parte da fala do francês).

Rom, como um bom alienígena realista, não entende francês, porque não tinha Wizard nem Aliança Francesa em Gálador. Então ele diz: "Eu não posso compreender este homem. Vou usar meu tradutor". Só que Rom empunha o Neutralizador, para desespero do rapaz, que fala: "Espere! Esse é o Neutralizador, não o Tradutor!"

Mas como não entende o que o rapaz diz, Rom dispara sua arma, que abre um rombo no tórax do francês. Ao ver o resultado inesperado, Rom olha por sobre o ombro, para algum portal para a dimensão onde ele guarda seus instrumentos de trabalho e vê que o tradutor está lá. Ao perceber o equívoco, causado pela semelhança entre eles, Rom solta a frase preferida dos franceses para situações frustrantes: "merde!".

Bem, é claro que isso é uma piada e nunca aconteceria nas histórias de Rom. Ele invoca seus instrumentos com comandos mentais, por isso não poderia se confundir pela aparência. Além disso, os instrumentos não são tão parecidos. O Analisador e o Neutralizador tem alguma semelhança, mas podem ser distinguidos, como se vê nas imagens abaixo. O tradutor, então, não tem nada a ver com os outros dois.


O Analisador de Energia de Rom



O Neutralizador de Rom, a maior arma de Gálador


O Tradutor de Rom

Além disso, o Neutralizador jamais matou um ser humano, pelo contrário, ele curou pessoas de câncer e reverteu uma contaminação por raios gama, que gerou uma criatura semelhante ao Hulk. O Neutralizador é uma arma pacífica, ao contrário de um sabre de luz. Ele abre um portal para o Limbo, desliga qualquer máquina e elimina radiação.

Mas uma coisa é verdade, a ligação de Rom com a França. As histórias de Rom foram publicadas na revista francesa Strange, que foi editada até 1988. Lá ele é conhecido como Rom le Chevalier de l'espace, tradução literal do inglês, e que é o título da história de Jon Wilcox. As histórias de Rom foram publicadas na revista Strange entre as edições 134 e 137. Abaixo, sua estreia na terra de Josefine:

Strange #134 - estreia de Rom na França

Aliás, as capas de Rom para a revista Strange feitas por Jean Frisano são todas lindas. Futuramente faremos uma série de posts sobre elas, quando terminarmos de comentar as artes de Spacenite2.

 E palmas para Jon Wilcox!
Jon Wilcox

Nenhum comentário:

Postar um comentário