segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Rom Biografia Não Autorizada. Volume V - A Guerra

Está disponível no Perse o quinto volume de Rom Biografia Não Autorizada, intitulado A Guerra.
A Guerra

1984.

O mundo não ficou como George Orwell imaginou, dividido entre Eurásia, Lestásia e Oceania. Na verdade, estava bipolarizado entre duas superpotências, Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS). Gorbachov ainda não era o secretário geral do Partido Comunista, e o mundo não imaginava que a URSS iria iniciar seu fim no próximo ano.

Dois anos antes Alan Moore e David Lloyd haviam lançado V de Vingança (claramente inspirada em 1984) mas Frank Miller ainda não havia publicado a graphic novel Batman, o Cavaleiro das Trevas. Era um momento em que as histórias de quadrinhos de super-heróis estavam em um momento de transição. Uma transição entre um modelo influenciado em parte por um código de censura e em parte por ideias conservadoras dos editores, e um modelo em que o importante é a venda a qualquer custo. Era um momento em que os heróis eram heróis e os vilões eram vilões. A figura do anti-herói estava surgindo, como uma anomalia, antes de se tornar um modelo, principalmente após a publicação de Watchmen.

Neste cenário tinha início uma da saga no Universo Marvel que se espalharia por vários títulos e teria repercussão muito tempo depois. Essa saga mudou drasticamente o tom da série em quadrinhos Rom, o Cavaleiro do Espaço, publicada no Brasil com um atraso de dois anos pela editora Abril. Era a Guerra dos Espectros, que contava o ataque das Espectros fêmeas à população da Terra e sua tentativa de fundir o seu mundo com nosso planeta.

Uma das consequências da Guerra dos Espectros foi a perda dos poderes da mutante Tempestade e o surgimento do mutante Forge. A edição 49 de Rom já havia causado uma surpresa similar à provocada no filme Batman, O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, na sequência em que o Coringa revela que os promotores Harvey Dent e Rachel estão presos à explosivos e os espectadores pensam que Batman conseguirá salvar a ambos para depois serem supreendidos. Durante a Guerra dos Espectros Rom mostra que os super-heróis não são como Deepak Chopra mostra no seu livro As Sete Leis Espirituais dos Super-Heróis. Ao confrontar os Espectros no Canadá, Rom, Starshine e a Tropa Alfa tem de salvar uma cidade inteira de uma força da natureza liberada pelos demoníacos seres da Nebulosa Negra e encaram o fato de que embora poderosos, são limitados.

A Guerra dos Espectros se espalha pelo mundo e vai até o nível microscópico. Em uma belíssima história ilustrada por Steve Ditko, co-criador do Homem-Aranha, temos uma lição sobre o valor da vida, de qualquer vida. Participação especial do Homem-Formiga II.

A Guerra dos Espectros incluiu uma edição anual de Rom, onde ele enfrenta seu mais ameaçador adversário com a ajuda dos Novos Mutantes.

Finalmente TODOS os heróis Marvel juntam-se a Rom na luta pela sobrevivência da Terra.

O que está esperando? Não venha dizer que perdeu os volumes anteriores!


Tempestade, no traço de John Romita Jr.
Forge, no traço de Johh Romita Jr.
Tropa Alfa, no traço de John Byrne
Homem-Formiga II, no traço de John Byrne
Os Novos Mutantes, capa de Bob McLeod
Alguns dos muitos personagens do Universo Marvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário